aqueles que viveram o suficiente se lembrarão do Mozilla Firefox (na verdade, não faz muito tempo). O Firefox já foi o navegador da Internet para competir. Isso trouxe algo aos navegadores que ninguém pensou antes. E se você se lembra de como o excelente Internet Explorer costumava ser, você apreciará o que o Firefox fez. O mercado de rápido crescimento levou o Google a entrar com sua própria opinião sobre o que um navegador deve ser. O Chrome agora é o rei indiscutível e esta é uma história que todos vimos acontecer e fazia parte. Mozilla não desistiu e a empresa está de volta com um novo navegador para Android chamado Firefox Lite.
O cenário do navegador móvel é bem diferente do da área de trabalho onde o Firefox é uma segunda escolha distante. Nos smartphones, o Firefox não é um terço distante, embora o Firefox para o Android seja um navegador bastante respeitável. É um dos poucos navegadores que suportam extensões no Android e existem muitos para o Firefox. Mozilla também tem outro navegador no Android chamado Firefox Focus, que foi desenvolvido com a privacidade do usuário em mente. Examinamos uma versão mais antiga do Firefox Focus de volta quando foi lançado. Hoje estamos aqui para falar sobre o Firefox Lite. Com o Firefox Lite, Mozilla talvez espera ganhar novos usuários em vez de tentar converter usuários do Chrome.
Rocket Firefox (Firefox Lite)
O Firefox Lite foi criado para telefones baixos com menos armazenamento e menos RAM. Geralmente, é o Mozilla Firefox para dispositivos Android Go. É leve, é rápido e custa menos dados. Hoje em dia, muitas empresas estão fazendo uma versão Lite de seus aplicativos para encontrar o caminho para smartphones mais acessíveis. O Facebook fez isso, o Google fez isso, a Microsoft fez isso e agora é Mozilla. Se você observou, muitos desses aplicativos “Lite” acabam sendo melhores que o original. Você precisa desistir de algumas coisas no processo, mas pode valer a pena. Posso mencionar o Messenger Lite como um exemplo muito bom, mas o Firefox Lite é bom o suficiente?
Não perca: 5 extensões obrigatórias do Firefox para Android
Quão bom é?
Comparado ao Firefox para o Android, que é no momento de 38,28 Mb de tamanho, o Firefox Lite é uma escassa 2,49 MB. Ele apresenta muitos dos recursos comuns que você esperaria do seu navegador, como várias guias, marcadores, história etc. No lado do flip, reduz as visualizações e extensões de guias sofisticadas, em comparação com o aplicativo original. Não existe sequer um modo incógnito/privado ou localização na funcionalidade da página. Você também não pode sincronizar seu histórico de navegação, favoritos ou qualquer coisa entre dispositivos. Quero dizer, neste momento, você desistiu de qualquer esperança de um modo escuro ou de um modo noturno, porque isso também não está aqui.
Pelo lado positivo, a interface é bastante mínima e sai do seu caminho. Há uma ferramenta de captura de tela bastante útil embutida e facilmente acessível a partir da barra de ferramentas inferior. Tudo o que você precisa fazer é tocar no botão de captura de tela e o navegador capturará toda a página da web como uma captura de tela. Não há necessidade de rolar ou desfrutar, rolar para baixo ou algo assim, isso acontece. Isso é algo que o aplicativo original poderia usar. Tocar no botão Menu de três pontos também oferece a opção de limpar o cache ideal do navegador, que é novamente útil. Você pode bloquear imagens para navegar mais rápido e reduzir o uso de dados. Além disso, está presente um modo turbo que bloqueia todos os scripts e conteúdo de terceiros, como anúncios, criando um navegador mais rápido em geral.
Veredito
É compreensível que uma versão Lite do aplicativo não possa ser tão embalada como original. O Messenger Lite reduz alguns recursos também. Recursos como jogos, GIFs, videochamadas, coisas que não são muito vitais para mensagens de texto. Você ainda pode compartilhar esse meme engraçado que encontrou, mas não a granel. O Firefox Lite, no entanto, pede aos usuários que trocem bastante pela velocidade. É inegavelmente mais rápido e melhor que o Firefox original ou mesmo o Chrome quando se refere à navegação real. A falta de um modo privado ou incógnito pode ser um quebra de negócio. Não está absolutamente lá em cima para ser seu navegador principal ainda, mas está quase lá. Também gostaríamos de ver um modo escuro embutido, porque todo esse branco é … tão branco.
Instale o Firefox Focus
[GooglePlay URL = “”]
Se você estiver interessado em experimentá -lo, pode seguir o link da Play Store acima e instalá -lo. A menos que você viva na Indonésia, provavelmente será informado de que o aplicativo não está disponível em seu país. Atualmente, Mozilla está testando o navegador no país e talvez o lançasse em breve no mercado global.
ATUALIZAÇÃO: O Firefox Lite foi renomeado como “Firefox Lite” e agora está disponível na Google Play Store.
[GooglePlay URL = ””]
Leia também: 5 navegadores Android com modo escuro/ modo noturno