Gerando VGA é um perenário preferido na linha de sugestões do Hackaday, bem como não é difícil ver o porquê. Jogos de vídeo baixos, é claro, no entanto, enviando todos esses pixels para uma tela é realmente uma realização bastante difícil de codificação. O melhor em que muitos trabalho conseguiram é o padrão VGA original, 640 × 480. Agora que temos braços rápidos sentados, podemos bater em até 800 × 600, como [Karl] fez com uma placa de descoberta STM32F4.
A questão com a geração de VGA em um microcontrolador é a frequência do pixel – a velocidade na qual os pixels são empurrados para fora do microcontrolador, bem como na tela. Para uma exibição de 800 × 600, é 36 MHz; Mais rápido do que o que os micros de 8 bits podem fazer, no entanto, um pedaço de bolo para o STM32F4 [Karl] está usando.
[Karl] começou seu desenvolvimento, dando uma olhada no trabalho de VGA Artekit juntos. Também utiliza um STM32, no entanto uma parte F103 de 36 pinos. Ainda assim, foi rápido suficiente para produzir uma exibição duplicada de 800 × 600. [KARL] Levou este código, bem como o portado para a parte F4 no quadro de descoberta que tem área suficiente para um buffer completo de 800 × 600.
Com toda essa ram a bordo da parte F4, [Karl] foi capaz de ampliar o tampão de quadros, bem como produzir uma tela bastante de alta resolução com DMA, bem como sobre uma lotes de código. Parece ótimo, bem como agora apenas requisitos um aplicativo apropriado para exibições VGA de alta resolução. Retrocomputação? Um emulador de terminal de alta resolução? Quem sabe, no entanto, é uma utilização fantástica para o STM32.
Se círculos, bem como algum texto, a sua coisa, Artekit também tem invasores de área em execução no STM32 de 36 pinos.