Trazendo o tremor Flicker para a vida com uma luz hackeada
Se você já se sentir uma pontada de vergonha, porque você tem reutilizado os mesmos trechos de código em seus projetos por anos, não. Mesmo os grandes nomes fazê-lo, como evidenciado pelo fato de que o código escrito para governar as luzes cintilantes em 1996 por terremoto ainda está sendo usado em títulos AAA como a meia-vida do 2020: Alyx. Em homenagem a este renomado exemplo de Digital Buck-Passing, [Rodrigo Feliciano] pensou que ele portaria o código em questão para o Arduino e recriar o efeito na vida real.
Como o mecanismo do terremoto foi lançado sob o GPLV2, é fácil puxar a seção relevante do código para ver como a iluminação foi configurada. Curiosamente, os padrões de iluminação foram implementados como seqüências de caracteres, onde as letras de A a Z referenciaram como a luz deve aparecer. Assim, por exemplo, uma luz estroboscópica que entra entre o brilho mínimo e máximo seria escrita como “aaaaaaaazzzzzzz”, enquanto uma luz cintilante poderia ser representada com a corda “nmonqnmomnmomomno”.
Uma luz de emergência ofereceu os LEDs e o gabinete.
Isso acabou sendo muito fácil de executar no Arduino em apenas algumas linhas, como [Rodrigo] simplesmente teve que atribuir cada letra na string um valor numérico entre 0 e 255 usando o mapa e, em seguida, use o número resultante para definir o LED Brilho com analogwrite.
Com o código escrito, [Rodrigo] então teve que colocar o hardware juntos. Ele tirou uma luz de emergência básica para obter uma gama de LEDs brancos e um gabinete útil. Ele também conectou um circuito fácil de transistor em uma sucata de perfeboard para que o Arduino Pro Pequeno pudesse controlar todos os LEDs de um único pino GPIO. Combinado com uma longa televisão por cabo USB para impulsioná-lo, e ele tem um acessório de mesa ideal para sessões de jogos tarde da noite.
No vídeo abaixo, você pode ver o resultado final, que [Rodrigo] até sincronizou até filmagem do atirador clássico de 1996. A luz faz para uma peça de conversa interessante, mas achamos que o próximo passo lógico é trabalhar essa técnica em um sistema like like para realmente fazer parecer que você está vagando pelos corredores vagamente iluminados.