Parece que a Apple está se concentrando em apresentar ações de infração de patentes contra outros gigantes da tecnologia muito mais do que a inovação pela qual é conhecida. A American Tech Company esteve recentemente envolvida com vários casos de patentes contra um monte de fabricantes de smartphones como Samsung e Motorola. Apenas algumas semanas atrás, a Apple foi embaraçosamente comprada por um tribunal do Reino Unido para se desculpar publicamente com a Samsung, e agora foi criticada pela demissão de uma reclamação contra a Motorola nos EUA
A cruzada da Apple contra o Android recebeu um golpe severo quando um banco de juízes negou provimento ao seu apelo contra a Motorola, agora de propriedade do Google. Na verdade, começou há alguns meses, quando a Motorola descobriu que algumas de suas patentes são usadas pelos produtos da Apple. Por isso, exigiu que a Apple pagasse 2,25 % do preço dos produtos da Apple que usavam suas patentes. A Apple estava pronta para pagar apenas US $ 1 por dispositivo apresentou um caso contra a Motorola em um tribunal dos EUA que foi julgado improcedente pelos juízes, alegando que o tribunal não tinha autoridade legal para ouvir o caso.
Florian Mueller, da Foss Patents, observa a esse respeito o seguinte:
Acho que a Apple perdeu a oportunidade de avançar crucial contra a Motorola Mobility. Não conheço o juiz Crabb e não participei de nenhuma das audiências, mas li as ordens dela e realmente pensei que ela era muito orientada para a solução. Na verdade, eu pensei que ela teria sido uma grande juíza para presidir um julgamento de definição de tarifas-um juiz que eu acho que um implementador dos padrões da FRAND poderia realmente confiar para chegar a uma decisão justa. Enquanto ela considerou a Apple estar genuinamente interessada em uma solução, em vez de litígios prolongados, estava absolutamente pronta para ajudar a pôr um fim às afirmações SEP sem fio da Motorola contra a Apple. Mas quando ela começou a duvidar das intenções da Apple, o caso se desfez.
Logo após a decisão do tribunal, um porta-voz da Motorola explicou que ainda está aberto a qualquer acordo acessível com a Apple: “A Motorola há muito tempo usa o licenciamento em nosso portfólio de patentes substanciais a uma taxa acessível e não discriminatória, de acordo com os padrões do setor”.
Via: TechCrunch, Foss Patents