um gojo etíope convencional. Imagem cortesia de Easterntravelandtour.com
O GOJO etíope convencional é uma habitação cúpula circular construída a partir de um feixe vertical central e uma estrutura circundante de vigas curvas feitas de madeira ou bambu. Uma cobertura de relva e lama secas completa a estrutura externa. Esses edifícios são encontrados em todas as áreas rurais, devido à sua facilidade de construção e disponibilidade de materiais baratos. Um grande problema que a vida nas áreas rurais nos países em desenvolvimento é o acesso à água. Criador etíope [Anteneh GaShaw] conhece uma coisa ou duas sobre os aspectos práticos de viver em uma nação em desenvolvimento, e surgiu com uma tomada engenhosa sobre o gojo convencional. A ideia é substituir a estrutura externa com tubos capazes de armazenar a água da chuva. Uma placa colecionadora no topo do sistema de coberturas direciona a água da chuva para os tubos – com alguns pequenos tubos de balanceamento conectando-os na parte inferior – distribuindo a água armazenada uniformemente. Uma torneira na parte inferior da estrutura permite que os tubos sejam esvaziados sob demanda. Outro ponto interessante sobre este design, é que a água adiciona algum peso extra, de graça, o que dá a estrutura muita estabilidade em ventos altos, aumentando a segurança.
{Anteneh] observa que a infraestrutura adequada da água é extremamente cara, e simplesmente não acontecerá. Bem escavação, instalação de tanques de água subterrânea, e outros tais etapas de lacuna de parada são ótimas, mas ainda precisam de investimentos significativos, e ele acredita que sua ideia de gojanto modificada ajudará a diminuir o problema de armazenar água durante a estação chuvosa, e diminuir a pressão sobre poços centralizados e outras soluções orientadas à comunidade. Além do mais, deve ser barato. Veremos com interesse onde isso vai.
Nós vimos alguns hacks das nações da África, não muitos, apenas alguns, mas são interessantes. Como este helicóptero DIY que não chegou a voar, e esta impressora 3D de e-waste. Vamos manter nossos olhos descascados por mais!