de mensagens de depuração para o fundamental ‘Hello World’, a comunicação serial faz tudo mais de três fios pequenos. Agora imagine ser capaz de cortar o cabo para o seu próximo projeto de microcontrolador e usar seu telefone como um terminal VT100. Esta foi a premissa do projeto de terminal sem fio [Ondřej Hruška], onde ele levou um ESP8266 e adicionou um emulador de terminal no navegador que pode ser acessado em relação ao WiFi. O hardware final usa um módulo ESP-01 montado em cima de um adaptador de tábua de pão com um circuito de proteção 3.3V, para os pinos e desativação de sub-tensão.
O firmware é baseado no código libesfttpd [SpritetM] que foi modificado para incluir o analisador de seqüência de escape VT100. O analisador, por sua vez, foi codificado como fabricante estatal e compilado usando Ragel, que simplifica muito esses projetos. Quando você acessa o Tiny Web Server, a página da Web carregada é iniciada a se comunicar sobre soquetes da Web para o ESP-01. As teclas-prensas do terminal são enviadas para o buffer e na lógica de parser e controle. Os caracteres são então passados para as linhas UART de hardware em 115200bps e se uma seqüência de escape for detectada, a ação correspondente é realizada em vez disso.
[Ondřej hruška] compartilha o código, bem como um manual do usuário em PDF para qualquer indivíduo que gostaria de experimentá-lo e ajudar a melhorar o projeto. Com um pouco de inspiração em aprender sobre máquinas de estado, você pode estender o projeto para o seu próprio caso de uso também.
Obrigado pela ideia [Marco Saarloos]