Os experimentos de pensamento podem ser incrivelmente poderosos; Afinal, praticamente tudo o que [Einstein] surgiu foi baseado em experimentos de pensamento. Mas quando um experimento de pensamento se transforma em um experimento real, é quando as coisas podem ficar realmente interessantes e onde insights inesperados surgem.
Tome [Alphaphoenix]’s Easy Pergunta: “São objetos sólidos realmente sólidos?” Na face disso, isso parece uma questão boba e trivial, mas o experimento de pensamento que ele apresenta revela mais. Ele posta que empurrando em uma extremidade de uma haste de metal sólida um metro ou mais resumirá em movimento na outra extremidade da vara praticamente instantaneamente. Mas e se escalecemos essa haste consideravelmente – digamos, para uma luz – segundo de comprimento. Um deslocamento em uma extremidade do Rob é óbvio rapidamente no outro extremo? É um pouco de boggler.
Para responder a pergunta, [Alphaphoneix] Configure um fácil experimentar a haste de aço acima mencionada – mais curta, é claro. A configuração do teste foi bastante inteligente: um sensor piezoelétrico em uma extremidade da barra, e um martelo ligado a uma bateria na outra extremidade, para sentir quando o martelo fez contato com a barra. Ambos os sensores foram conectados a um osciloscópio para configurar para capturar os pulsos e medir o tempo. Descobriu-se que a configuração de teste foi um desafio para ir direto, e solucionar problemas da plataforma o levou para baixo um buraco de coelho que era tão interessante quanto responder à pergunta original. Não vamos estragar o final, mas suficiários para dizer que ficamos satisfeitos que nosso primeiro instinto [acabou por estar correto, mesmo que pelas razões erradas.
Se você ainda não teve uma olhada em [AlphaPhoenix] ainda, você deveria. Com um doutorado em ciência material, ele tem uma perspectiva interessante sobre as coisas, como calcular o PI usando pingos de chuva ou manter o “ultra” em vácuo ultra-alto.